A entrevista não acabou
Está aberto o concurso, para vocês fazerem perguntas ao M.Portela, sendo que as duas melhores serão oportunamente respondidas pelo próprio. Deixem as vossas perguntas nos comentários até dia 8\2\2007. Usem a imaginação…
Abraços
Rui d'Orey
Abraços
Rui d'Orey
15 Comments:
Adversário que mais respeita. Jogador e equipa?
Arbitragem. Qual o futuro em Portugal?
Eu gostava de perguntar ao Miguel Portela que se a filha dele quissesse jogar rugby ele a deixava? Pergunto isto porque sei que é contra o rugby feminino.
Não o querendo ofender, claro. Só uma mera curiosidade.
Anónimo da pergunta sobre o rugby feminino
Claro que deixava. A forma como vejo o rugby, escola de vida, adapta-se a todos. Não só a homens. O espirito, a entreajuda, os principios que se aprendem no rugby são válidos quer para mulheres quer para homens. Por isso, se a Benedita algum dia quiser jogar rugby, nada tenho a opor. A minha opinião sobre o rugby feminino apenas tem a ver com uma questão de estética. Sinceramente o contacto fisico que existe no rugby não me parece bonito entre mulheres... De qualquer forma, como sempre disse, acho que o trabalho desenvolvido pelo rugby feminino em Portugal tem sido fantástico.
Miguel Portela
Portela qual foi o teu poir momento ??
quando pensas acabar a carreira???
portela quem achas que te vai substituir no gdd e na selecçao???
Pior momento... As duas derrotas com o Santboiana para a taça Ibérica foram bastante dificeis de digerir. Foram as duas derrotas da minha vida em que senti que a equipa não preparou o jogo com Humildade, Trabalho e respeito pelo adversário. Perdemos essencialmente por essa razão. Esquecemo-nos dos princípios que nos fizeram chegar a uma equipa forte e campeã... Outras derrotas existiram mas que, por ter a consciência que deixei e a equipa deixou tudo em campo, não são tão dificeis de encarar. É dar os parabéns ao adversário, reconhecer eles foram superiores nesse combate e seguir para a próxima batalha!
Quanto à carreira... sinceramente acho que este anos deverá ser a altura certa. Vamos ver se o coarção não fala mais alto.
A questão da substituição tem vindo a acontecer progressivamente. No Direito, por exemplo, o Rimmel tem jogado muito bem a 2º centro. Acredito muito no potencial dele. Tem ainda muito para evoluir, o que é muito positivo. A nível físico tem de se empenhar mais, sobretudo no trabalho de ginásio. Mas no Clube existem outros jogadores com grande margem de progressão e que farão grande carreira no Clube. O Noé, o Miguel Leal, o Frederico Caetano Nunes, o João Pinto, o Pedro herédia (juniores) e o prórpio Pedro Carvalho (Kiki) poderá vir a tornar-se num 2º centro de alto nível, com muito mais potência que eu.
Na selecção, se continuar a trabalhar e com a humildade que demonstra, aposto no Mira da agronomia...
Qual o Jogador com que melhor se dá dentro de campo?
Qual o treinador que mais o marcou?
Tenho tido a sorte de jogar com grandes jogadores. Por jogarem a meu lado, destaco os centros João Diogo Mota(velho companheiro de Clube), o Frederico Sousa (com quem partilho o "meio campo" do GDD e algumas vezes na selecção) e o Diogo Mateus. São 3 jogadores com quem me sinto muito à vontade e que, pelas características que têm, complemetam muito bem com a minha forma de jogar.
No que respeita a treinadores tenho 3 referências:
A - João Paulo Bessa, uma pessoa que sabe muito de rugby e que me ensinou os princípios básicos mas fundamentais do rugby. Ensinamentos que me ajudaram a compreender o jogo e que, antes de cada partida, faço questão de relembrar.
B - O Tomaz Morais, um construtor de equipas de sucesso. Com o Tomaz tive o prazer de participar na construção de uma equipa Campeã como o DIREITO, contruida desde o Zero, crescendo da 2ª divisão a Campeão Nacional e Campeã Ibérica. Velho companheiro de guerra, só falta chegarmos a um Campeonato do Mundo.
C - O Daniel "Huevo" Hourcade: Trouxe ideias novas para o rugby Português. Ideias que se adaptaram que nem uma luva ao GD DIREITO e, posteriormente, na selecção. Com sucesso inegável. Impressionante a Campanha de 2004/2005. Ajudou o jogador português a compreender a evolução do rugby moderno, tanto em 15 como em 7´s.
Admiro os 3 homens citados, os quais considero veraddeiros amigos para a vida.
Qual é a caracteristica(a jogar) que consideras pior em ti?
Que pensas do futuro do clube a nível de 3/4 visto que tu, joão diogo mota e outros, estão prestes a abandonar? Qual a linha de 3/4 do futuro? E se pensas que tem qualidade para manter o G.D.D no caminho das vitórias??
Miguel, que outros jogadores do Direito achas que mereciam ser chamados para a seleção, ou que num futuro proximo terão essa oportunidade?
Pior Característica: Maior potência e agressividade na placagem. Ao longo da carreira tentei trabalhar e muito este aspecto. Acho que ficou por melhorar.
Miguel Portela
Actualmente, G.D. Direito está num patamar incoparavelmente melhor do que aquele que tinha quando há 16 joguei pela primeira vez nos seniores. Temos uma equipa forte, jogadores de qualidade, um optimo treinador, organização, as nossas escolas produzem (todos os anos) jogadores com grande potencial. O presente está garantido... Quanto ao futuro o mesmo só será assegurado se todos continuarem a entender que o sucesso custa. Depende do compromisso de todos (jogadores, dirigentes, sócios adeptos), depende do sacrificio, da dedicação. E iso tem de se demonstrar dia a dia. Se ás pessoas julgarem que temos as coisas organizadas e, por isso, podemos descansar, acho que o fim do sucesso pode ser imediato.
Não podemos deixar de dar valor a tudo o que temos conseguido. Não podemos facilitar.
No que respeita aos 3/4 acho remeto para uma resposta anterior. Temos substitutos. Há potencial. Se eles não se esquecerem que do esforço, dedicação e trabalho que é preciso para triunfar, vamos lá!!!
Enviar um comentário
<< Home